domingo, 23 de janeiro de 2011

PRATOS POLÍTICOS - BRASIL DE PERNAS ABERTAS


Pesquisas apontaram um aumento de 6% na exportação de minérios, já somos o segundo maior vendedor deste produto no mundo. Para muitos isso é um sinal de desenvolvimento, mas esses números também apontam que todas as nossas riquezas minerais estão indo embora e sendo beneficiadas em outros países e depois voltam ao Brasil como produtos finais com preços abusivos. Na área da bio-pirataria nosso país também se mostra alheio a nossa biodiversidade, só observando ela ser levada gradativamente a outras nações e lá ser dissecada por uma equipe de cientistas e são grandes as chances de um membro dessa equipe ser um brasileiro, pois outra vez nosso país fica estático a estas perdas importantíssimas para o desenvolvimento econômico social. A saída silenciosa destes proficionais do país é motivada pela falta de investimento em tecnologia e pesquisas. Medidas protecionistas devem ser tomadas com urgência afim de sanar está deficiência, ou continuaremos a ser côlonia por mais 500 anos. A preocupação aumenta com as novas reservas de pétroleo e gás natural descobertas recentemente em nosso território, se as políticas de abordagem forem feitas da mesma forma que nas áreas citadas aqui, mais uma vez vamos ficar 'a ver navios' indo embora literalmente lotados com nossas riquezas.

5 comentários:

  1. Pois é meu caro amigo, e a China adora isto, pois tem ciência, tecnologia, depois exporta milhares de coisas que fazem com nossos minérios.
    Precisávamos estimular mais a produção local, mas com alta de juros, isso não é um estímulo para empresas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Alugaram o Brasil" faz 511 anos, e não querem saber de sair mais. Essa do cupuaço japonês eu lembro sim. Sobre os filmes, foi minha companheira que os encontrou em Diadema, onde ela trabalha 9,90 original. Não sei o link, teria que procurar. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grannde Marx, concordo com você meu nobre! um exemplo: Nossos estudantes e cientistas trabalham na amazônia, com equipamentos "cedidos" por outros países em troca das patentes. É f***, enquanto o Brasil dá Rurais velhas para transporte da equipe, os caras dão uma hilux ou modelo similar, todo equipado, a começar por aí, imagina o resto. Precisamos investir mais dentro de nosso país e ficar com o que ele produz.

    ResponderExcluir
  4. Meu grande Camarada Sombra do 79, vc tocou num assunto crucial 'investir mais dentro do nosso país' essa é a solução! Ou amanha tô de volta a Patos de Minas, dá o toque aí blz, valeu

    ResponderExcluir
  5. ..."Vejam, quanto mais tecnologia agregada tem um produto, maior é o seu preço, mais empregos foram gerados na sua fabricação.
    Os países ricos sabem disso muito bem. Eles investem na pesquisa científica e tecnológica.
    Por exemplo: eles nos vendem uma placa de computador que pesa 100g por US$ 250.
    Para pagarmos esta plaquinha eletrônica, o Brasil precisa exportar 20 toneladas de minério de ferro.
    A fabricação de placas de computador criou milhares de bons empregos lá no estrangeiro, enquanto que a extração do minério de ferro, cria pouquíssimos e péssimos empregos aqui no Brasil.
    O Japão é pobre em recursos naturais, mas é um país rico.
    O Brasil é rico em energia e recursos naturais, mas é um país pobre.
    Os países ricos, são ricos materialmente porque eles produzem riqueza s.
    Riqueza vem de rico. Pobreza vem de pobre.
    País pobre é aquele que não consegue produzir riquezas para o seu povo.
    Se conseguisse, não seria pobre, seria país rico."
    trcho de discurso do Professor Weber Figueiredo da UERJ

    ResponderExcluir

Let's Rock!